-Morte aos corruptos! - Esta é uma frase da qual poderia sair da boca de qualquer pessoa no mundo que seja contra a corrupção, seja onde estiver. Mas, Rousseau estaria certo ao afirmar que o homem natural existe junto a natureza para superar as adversidades com a sua própria existência e tudo aquilo que lhe pertence? Creio que sim.
Mas, tanto os corruptos, como nós (também), não somos homens naturais. Nos tornamos o que chamam de "homem civil", dentro do antro de todos os equívocos: a sociedade.
Mesmo que bebês nascessem maus por natureza, a maioria deles, se tornaria bons nos primeiros anos de vida, a não ser que sofram maus tratos. Em que momento então, nasceria o homem corrupto?
Acredito que muitos dos corruptos de hoje, nem sempre estiveram naquela margem do rio, mas quando penso no que os fizera atravessá-lo, me deprimo com a falta de complexidade do homem. Os previsíveis atravessam o rio e prosperam, os imprevisíveis recusam, e sabe-se lá para onde vão. A maioria desaparece - sai de cena - e do sistema.
Agora me diga: em casa, na escola, no seu emprego... você já foi corrupto? Fez algo para se eleger representante de classe, ou subornou sua mãe para lhe comprar algo, ou sua filha para que parasse de chorar, subornou aluno pra ficar quieto... Quantas vezes você já foi corrupto? Que atire a primeira pedra... espere um pouco! Vocês não me farão concluir esse jargão né? Não é preciso.
Então podemos concluir que o homem nasce corrupto, ou pelo menos cresce corrupto. Mas, concordamos no fato de que existem corrupções que não fazem mal... é tudo uma questão de bom senso, não? Dizer que subornar os pais para lhe comprar um brinquedo é o primeiro passo para se tornar aquele político crápula de conduta irreversível seria no mínimo exagero. Sim?
Imagine-se no poder. Sua popularidade como uma pessoa idealista e capaz de lutar pelos direitos da maioria desfavorecida o leva a um cargo alto no governo. O que você faria? Por mais forte que seja sua personalidade e ideal, sendo apenas um, você não é capaz de fazer as alterações que deseja. E é aí que você se corrompe. Precisa de aliados, de intermediadores... e quando se vê cercado deles, vê que abandonou mais da metade dos ideais antes de conquistá-los. A velha história da maçã podre. Mas, sabemos... você foi corrompido por si mesmo, ao cair na convenção, entrar para o sistema - quis jogar o jogo.
Será mesmo impossível realizar bem feitorias sozinho? Claro. Seguir suas idéias para um bom objetivo, o fará enxergar aonde estão os verdadeiros aliados... e provavelmente não estão na política como conhecemos. O lugar dos que querem um mundo bom, infelizmente, não tem sido na política. Vamos... acorde! Antes de matar os corruptos ou a si mesmo, viva pelos que ainda não se corromperam, por aqueles que ainda querem igualdade sem hipocrisia, reúna-se nos pequenos cantos, revolucione tua escola, teu bairro, tua loja. Quando tomarmos conta disso, os políticos autoritários tremerão e assim como nós respeitamos e tememos a figura de Deus (exista ou não), eles respeitarão a massa e nova democracia e economia nascem.
Bom, uma hora dessas podemos todos pegar nossos paninhos de limpeza e por fim limparmos nosso espelho... mas talvez também ainda haja outras coisas para limpar antes de lavar as mãos.


Nenhum comentário:
Postar um comentário