20 de agosto de 2009

'Devagarções' - Verdades, Possibilidades e Vivências

Você sabe o que é a verdade?
A verdade realmente existe?
Precisamos da verdade?

Parece que estou falando de Deus.

Se você saísse da caverna, você voltaria?
Se voltasse, tentaria convencer aos outros?
E se você, que não saiu, observasse ao que saiu, retornar?
Você o mataria por achar que ele está subvertendo a ordem?
Você o seguiria? Ou simplesmente desacreditaria e permaneceria lá...

Parece até que estou falando de Platão... ou... da Matrix.

E se sua vida for uma completa ilusão?
E se ao morrer, você na verdade, está acordando?
Talvez os seus olhos nuncam tenham lhe mostrado a realidade...
Talvez o que falou, tenha ouvido de forma totalmente alterada pelos outros...

Parece até que estou falando de Inception.

A Era de Gêmeos, talvez nada tenha a ver com nossa estadia aqui.
Adão e Eva? Vai ver eram eles lá na caverna.
Era de Touro... Áries... Peixes...
Separação de mar, um cordeiro crucificado que ressuscita, uma igreja de pescadores...
Há quem diga, que quando o homem derramar a água do jarro, o homem se tornará um ser essencialmente fraternal, capaz de solucionar tudo de forma justa e igual.
Talvez seja o dilúvio... o 2012... mesmo que esse ainda esteja longe da tal Era de Aquário.

Afinal... de que adianta acreditar em A ou B? Eles não tem respostas que nos satisfaçam e em certo campo fogem principalmente das perguntas.

Existem filósofos, religiões, cientistas para defender o A, e outros potencialmente iguais para B.
Há livros importantíssimos discutindo os paradoxos do A e B e a cada um que você lê... menos respostas você tem. Mas, buscaremos sempre, é a condição humana da curiosidade e da fé - curiosidade que nos leva para a fé na ciência ou para a ciência da fé. Afinal, acreditar parece importante.

Embora eu ache que viver seja mais.

Nenhum comentário: